Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Presenciei casos de cyberbullying. E agora?

O cyberbullying é uma prática muito comum entre colegas de escola, mas como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. Mensagens, videos e fotos são compartilhados, mas o cyberbullying, pode se tratar apenas de ameaças virtuais, muitas vezes anônimas. Para evitar esse tipo de agressão, tenha cuidado com o que você publica na Internet, pois qualquer coisa pode ser modificada. Alerte sua família e a escola e não deixe que as ameaças continuem. Em casos mais graves, procure a justiça: o Ministério Público de MG já está especializado em crimes virtuais.
Para mais informações acesse http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/repositorio/id/3815

Nenhum comentário:

Postar um comentário