Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Invasão de Privacidade

Com a univercialização da internet, vieram várias melhorias na vida em geral, dentre elas, aumento das redes sociais, maior campo de lazer, facilitação de pesquisas, a compra online, etc.

Infelizmente a compra online ainda não é possivel em alguns países devido à invasão de privacidade, porque a internet deixou algumas fronteiras entre o que está ao seu alcance e o que já é a intimidade do outro, empresas, por exemplo, invadem esses limites.

Em outros casos a invasão de privacidade é intencional, um exemplo são as pessoas mandam vírus para invadir os e-mails de outros e assim retirar informações privadas.
Para manter sob controle esse crime, em nível de empresas, na Europa foi criada a Diretiva de Proteção aos dados da União Européia qu define os limites entre o que é público e o que é da privacidade de alguém.
Como no Brasil ainda não existe uma diretiva desse tipo as compras online ainda não são tão usadas como poderiam, no entanto, algumas corporações já criaram suas próprias diretivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário