Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ameaça na Internet

Infelizmente, a internet não é um lugar seguro. A rede está cheia de ameaças que podem estragar a sua diverção ou o seu trabalho com apenas um clique. Algumas são mais comuns do que outras, mas o objetivo delas é sempre o mesmo: tirar o seu conforto, roubar suas informações pessoais e causar um rombo na sua conta bancária.

Entenda como essas ameaças chegam até você.

A maioria das ameaças utiliza técnicas de engenharia social, mais conhecidas como ''a arte de enganar''. Pedidos de ajuda, namoro virtual, fotos da ultima balada, atualização de segurança do banco e vídeos empressionantes podem ser usados para plantar programas maliciosos, como vírus, em seu computador.

Como Evitar:

Filtros de e-mail aliados aos próprios agentes de defesa dos serviços de mensagem (como Gmail, Yahoo e outros) podem diminuir a acorrência do problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário