Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Podcast X Rádio

A grande diferença entre podcasting e rádios comuns é que nele cada usuário pode personalizar a sua programação. O novo meio permite que o ouvinte faça, escolha e ouça a programação, como e quando bem entender.
O termo “podcast”, em si, foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian. Ele é formato pela união de iPod (o MP3 player mais famoso e querido no mundo, fabricado pela Apple) e broadcasting, que significa transmissão de dados em massa. Porém, foi apenas em setembro do mesmo ano que Dannie Gregoire utilizou o termo para descrever o processo inventado por Adam Curry, que se utiliza da tecnologia RSS para a transmissão dos podcasts.
Adam Curry, ex-VJ da MTV, é um dos defensores da viabilidade do podcasting como negócio. “Vai matar o modelo de rádio comercial”, acredita ele, cujo Daily Source Code, com programação diária, tem dezenas de milhares de ouvintes. “A nova geração, como a minha filha de 14 anos, não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player, seu Xbox.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário