Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

sábado, 23 de outubro de 2010

O que é um vírus de computador?

Em informática, vírus de computador é um programa malicioso criado por programadores que, tal como um vírus biológico infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar por outros computadores usando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela ação dos usuários, abrindo o arquivo infectado recebido como um anexo de e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen-drives e CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança , que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimanto e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas expecíficas.
Podem existir vírus que roubam senhas de cartões, bancos, e páginas de redes sociais. Também podem existir aqueles que destroem os arquivos do computador e que o deixam mais lento e proibem a entrada em alguns sites expecíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário