Projeto USE BEM A INTERNET
Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.
Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.
Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.
Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.
Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.
A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.
Ana Márcia
Professora
Netiqueta
Chamamos Netiqueta o conjunto de normas de conduta na internet. A palavra "Netiqueta"vem do inglês net que significa "rede"e do portugues "etiqueta"que significa conduta.
Alguns exemplos de conduta na internet:
- Cumprimente as pessoas com quem vai conversar;
- Utilize poucos emoticons, eles são úteis para expressar sentimentos mas podem poluir a conversa tanto no msn como em salas de bate-papo;
- Evite gírias pesadas e palavrões;
- Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, letras maiúsculas no ambiente virtual significa gritar e pode ser mal interpretado;
- Se quiser interromper a conversa avise e se despeça antes de sair;
- Não envie aquilo que não gostaria de receber;
È isso gente se vocês quiserem exclarecer alguma dúvida e so comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário