Projeto USE BEM A INTERNET

Este projeto foi desenvolvido com os alunos da 6a, 7a e 8a séries do Ensino Fundamental.

Os alunos fizeram uma pesquisa e uma reflexão sobre o uso da Internet e dos recursos computacionais, suas implicações, seus perigos e recomendações de bom uso.

Além disso, os alunos pesquisaram sobre Crimes Virtuais, os perígos por trás de e-mails, redes sociais, cadastros, telefones celulares, etc. Pesquisaram sobre as formas de se proteger ou prevenir contra alguns tipos de crimes e como orientar os amigos e parentes sobre as boas práticas nos Ambientes Virtuais.

Estudaram sobre as regras e recomendações para usufruir bem dos recursos, realizar pesquisas de qualidade e sobre a responsabilidade sobre o que é publicado na Internet.

Durante o processo de pesquisa e apresentação dos trabalhos, os alunos assistiram a uma palestra do Ministério Público sobre Crimes Cibernéticos e os pais receberão uma Cartilha sobre o assunto que será entregue junto com os boletins.

A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisa bibliográfica ou midiática, revisão de bibliografia, resumo, confecção de cartazes, apresentação em seminário em Sala de Aula e as Postagens deste blog, que será um canal de informação sobre o USAR BEM A INTERNET.

Ana Márcia

Professora

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Difamação, calúnia e injúria

Difamação, calúnia e injúria, são crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.
A difamação ocorre quando uma pessoa ofende outra, imputado-lhe características que causem à vítima uma visão ruim na sociedade. Porém, para que a simples acusação se torne uma difamação, é necessário que a informação chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa. Segundo pesquisas recentes, este é um dos crimes virtuais mais comuns no Brasil.
A calúnia pode ser relacionada com a difamação, mas muitos estudantes de Doutrina dizem que, para ser considerado um crime, é necessária a intenção de ofender e prejudicar a vítima. Ocorre quando uma pessoa acusa a outra de um crime, e a acusação deve ser falsa. Assim como a difamação, deve chegar ao conhecimento de uma terceira pessoa.
Injúria pode ser considerado o menos grave destes três crimes, porque ofende a honra subjetiva da vítima, ou seja, uma simples ofensa que ofenda a dignidade da vítima, sem que chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa, é considerado injúria, menos se a ofensa tiver sido provocada de certa forma.
A pena por estes crimes varia de 1 mês a 2 anos.
Fernanda Vasconcellos, Lislie Matoso e Henrique Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário